O Observatório da Discriminação em função da orientação sexual e identidade de género tem como objetivo denunciar e divulgar todos os incidentes ou crimes discriminatórios contra pessoas LGBT (ou percecionadas enquanto tal) que aconteceram em Portugal. A divulgação é feita num relatório anual que analisa todas as denúncias e nos permite compreender o grau de homofobia existente no país (de notar que existirão muito mais crimes que não foram denunciados no observatório). O questionário da denúncia é completamente anónimo.
De acordo com o Observatório da Discriminação, incidentes/crimes discriminatórios inclui, por exemplo, insultos homofóbicos e/ou transfóbicos; destruição de propriedade (telemóveis, carro, graffitis em sua casa ou no seu local de trabalho); agressões físicas; incidentes com serviços públicos; etc.
Denunciar estes crimes é extremamente importante. Deve ser preenchido um questionário por cada incidente/crime que se pretenda denunciar. Dura cerca de 10 minutos e todas as perguntas devem ser respondidas a fim de se validar a denúncia. O inquérito é completamente anónimo.
Se se pretender reportar alguma situação anterior ao ano atual, deve-se enviar um email com uma descrição, o mais detalhada possível, desse incidente/crime discriminatório para
observatorio@ilga-portugal.pt.
Os relatórios realizados até ao momento estão disponibilizados para consulta/download.
Defender direitos humanos deve ser um trabalho de todos. 🤝